Venda de veículos cai 62,58% durante pandemia

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Segundo análise na plataforma da Auto Avaliar, que congrega mais de 75% do mercado de repasse de seminovos e usados entre os distribuidores e as lojas de rua no País, Sergipe registra maior perda entre os estados, com 88,9% de queda, seguido por Alagoas, com 83,3%, e Tocantins, com 80%.

A análise foi feita com base nas transações de seminovos e usados entre concessionárias e lojistas no Brasil nas datas de de 1 a 19 de abril deste ano, auge da pandemia e isolamento social no País, em comparação com o mesmo período do exercício anterior. No total, foram avaliadas cerca de 7,4 mil negociações no varejo brasileiro de automóveis    

Por outro lado, os estados de Roraima e Espírito Santo registraram aumento no volume de transações no período, com 200% e 14,6% de crescimento, respectivamente (veja lista completa abaixo).

Fonte: Auto Avaliar (2020) 

Em contrapartida, o varejo de automóveis comprou e vendeu cerca de 18 mil veículos seminovos e usados no mês de janeiro na plataforma de repasse online da Auto Avaliar. O volume representa cerca de 10% do total de venda de modelos zero quilômetro pelas distribuidoras no período, com 184 mil unidades emplacamentos.

O montante negociado na plataforma da empresa é 38% maior em relação a janeiro do ano anterior, quando foram registradas cerca de 13 mil unidades vendidas.

Segundo dados da plataforma Auto Avaliar, o comércio eletrônico de veículos seminovos e usados no Brasil atingiu a cifra de R$ 5,2 bilhões em negócios no ano de 2019. A movimentação financeira é 53% maior em relação ao período do exercício anterior, quando as vendas somaram R$ 3,4 bilhões.

As distribuidoras comercializaram no ano passado cerca de 180 mil automóveis pela plataforma da Auto Avaliar, um crescimento de 41% em comparação com o ano anterior. O valor médio das vendas foi de R$ 28,8 mil por veículo em 2019. 

Segundo JR Caporal, CEO da Auto Avaliar, o varejo de automóveis tem sido afetado amplamente pela queda da atividade econômica causada pelo isolamento social no combate ao novo coronavírus. “Por outro lado, as negociações pela internet podem ser uma boa alternativa para concessionárias e lojistas neste momento”, diz. “Por isso, que oferecermos ao mercado o sistema de Avaliação On-line, que permite ao consumidor enviar pela internet para as concessionárias as informações e fotos do carro ofertado na troca por um novo modelo. Na sequência, os distribuidores avaliam os dados e retornam com uma possibilidade de negociação”, acrescenta.

“De qualquer forma, o repasse on-line de seminovos é atualmente uma estratégia utilizada pelo varejo automobilístico para ampliar seus negócios no Brasil, em paralelo com as vendas de zero quilômetro. O uso de uma plataforma B2B para comércio de veículos traz mais agilidade e garante, sobretudo, maior transparência no repasse de automóveis feito entre concessionárias e lojistas”, conclui.

Com informações de Thiago Nassa, TOTUM Comunicação.

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