Simplificar para lucrar

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Startup surge no mercado para agilizar e otimizar a gestão de processos dentro das empresas

Pelo inconformismo com a burocracia documental dentro das empresas no Brasil, em 2015 chegou ao mercado a Vianuvem. Fundada pelo empresário Fredy Evangelista, que também é CEO da startup, trata-se de uma plataforma de gestão de processos.

Segundo o CEO, a ideia do negócio surgiu quando, no início de 2015, ele foi comprar um carro em uma concessionária de renome em São Paulo e, só para dar entrada no pedido, teve que levar mais de dez cópias de documentos, além de precisar enviar posteriormente mais uma série de comprovantes. “Quando eu perguntei para o vendedor como era o processo de faturamento do meu carro e quanto tempo levaria, ele nem conseguiu me responder. Foi daí que surgiu a ideia de simplificar este processo, em que os clientes não tivessem mais que levar os documentos fisicamente para a concessionária, e o vendedor pudesse ter a transparência de quanto tempo leva para faturar as suas vendas”, afirma.

A partir daquele momento, começou a conversar com algumas concessionárias sobre o produto, e logo no segundo mês conseguiu um contrato com uma delas, no Espírito Santo. E este foi o ponto de partida. A partir desse cliente começaram a aprender quais eram as dores mais comuns de uma concessionária e foram adaptando o sistema para este segmento, até chegar à plataforma que possuem hoje. 

A Vianuvem é uma plataforma em nuvem para gestão dos processos de uma concessionária. “O projeto tomou escopo quando decidimos, em 2015, focar o processo de faturamento de veículos a partir daquela concessionária piloto que conquistamos. Deste aprendizado surgiram diversas melhorias na plataforma e também a expansão para outros departamentos da concessionária, como Fiscal e Contas a Pagar”, demonstra.

Para tornar a ideia viável, além de um investimento inicial de R$300 mil dos próprios sócios para começar o desenvolvimento da plataforma, em meados de 2016, foi feito um empréstimo de R$650 mil com o Banco Sicoob para a melhoria do produto e para a conquista de clientes novos. Hoje eles possuem mais de 60 grupos de concessionárias e mais de 400 lojas espalhadas pelo Brasil, como Carrera, Group1 Automotive, Daitan, Parvi, entre outros. 

Atualmente possuem 15% do market share de concessionárias no Brasil e acreditam que a plataforma possa atingir até 70% deste mercado. “Nosso plano agora se concentra na busca de uma nova rodada de investimentos para conquistar este percentual do segmento até 2020. Ainda é um mercado pouco explorado e a grande maioria dessas empresas está passando pelo processo de profissionalização”, diz Evangelista.

Recentemente, eles lançaram uma nova solução ao mercado, o Vianuvem-BPM (Business Process Management). O software de gestão permite a simulação de mudanças e avaliações de possíveis melhorias no ambiente organizacional, além de otimizar tempo e recursos das empresas em consultorias para customização do sistema.



Crédito: Divulgação/ Enviada pela PIAR

“O projeto tomou escopo quando decidimos, em 2015, focar o processo de faturamento de veículos a partir daquela concessionária piloto que conquistamos”

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