“Se soubesse da pandemia seis meses antes, eu…”

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Esta é a primeira de uma série de publicações semanais contendo depoimentos exclusivos de empresários que, abrindo as caixas-pretas de seus negócios, apontam quais ações tomadas há seis meses poderiam deixar seus negócios mais preparados para enfrentar a crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus.

Nós perguntamos:

Se você pudesse prever – com seis meses de antecedência – e preparar seu negócio para a explosão da atual pandemia, que arrebatou a sociedade e estancou a economia global em todos os níveis de atividade… O que você faria?

Eles responderam:


“Não teria investido na compra de uma pequena rede de cafés e também não teria feito uma joint venture. Desta forma eu teria fluxo de caixa para atravessar a tormenta da Covid-19 com mais tranquilidade”

Deiverson Migliatti, fundador da rede de franquias de cafés especiais Sterna Café

Fundado em 2017, a rede Sterna Café possui 80 unidades franqueadas, divididas em quatro modelos de franquias: quiosques, lojas, to go e bistrô. O investimento sai a partir de 99 mil reais. Foi a primeira rede de cafeteria a ser associada a ABF (Associação Brasileira de Franchising) e a servir o seu próprio café, além de utilizar 100% grãos especiais e diversos métodos de extração.

“Se soubesse, teria dado atenção maior ao fluxo de caixa, reforçado o caixa, mas, na medida do possível, não temos do que reclamar, pois a procura por novas franquias cresceu”

Victor Conceição, CEO da rede Barbearia Vip, a maior rede da América Latina

A rede Barbearia Vip é uma das empresas que não tem o que reclamar da “Corona Crise” e registra aumento médio de clientes de 10% nas 40 franquias da rede no Brasil. Victor Conceição, o CEO da empresa, salienta que tal número dever a escolha dos clientes por estabelecimentos consolidados no mercado e que cumprem todas as medidas de segurança e higiene para combater a disseminação do Covid 19.O público masculino tem optado pela maior rede de estética masculina da América Latina neste momento. Além das lojas em seis estados do Brasil, no início de maio a Barbearia Vip abriu a primeira franquia internacional, em Lisboa, Portugal.

“Teria controlado mais o fluxo e a organização da rede, além de intensificar os treinamentos dos nossos franqueados sobre como eles podem usar as redes sociais e sites para vendas online. Em nosso segmento, teria investido mais na conscientização das pessoas sobre a importância de ter seguro de vida, quais são os benefícios e, assim, com mais conhecimento sobre o produto seria mais fácil a contratação do serviço nesse momento”

Adriano Junio de Oliveira, diretor presidente do Grupo É Seguro

O Grupo É Seguro Corretora é uma rede de franquias que surgiu no mercado em 2016 e oferece seguros de veículos, residência, seguros de vida, familiar, previdência privada, consórcios, planos de saúde e odontológicos, financiamentos de veículos, entre outros, permitindo atender todas as demandas de proteção, linhas de crédito e planejamento financeiro. Atualmente possui aproximadamente 220 unidades, em 23 Estados brasileiros.

“Se eu soubesse da pandemia seis meses antes, eu teria tentado correr ainda mais para agilizar todos os projetos: de Delivery, o Detroit at Home, no qual os clientes podem comprar kits para finalizar refeições completas em casa com nosso sabor, mas em especial o projeto de tecnologia aplicada ao nosso negócio”

Fábio Marques Jr., diretor da rede Detroit Steakhouse

A Detroit Steakhouse ingressou no mercado em 2011 trazendo o típico conceito de steakhouse americano. Começou seu processo de expansão por meio de franquiados a partir de 2014 e pretende chegar a 1.000 unidades até 2030. O Detroit Steakhouse é mais do que um restaurante, é uma excelente opção de lazer, já que possui ambiente e decoração diferenciados, além de um sistema multimídia inovador com mais de 15 TVs LCD espalhadas estrategicamente exibindo esportes nacionais (futebol, vôlei e basquete), esportes americanos (hóquei no gelo, baseball, futebol americano, rugby, entre outros) e videoclipes com áudio 100% digital.

“Se eu soubesse da pandemia há seis meses teria, com certeza, priorizado muito mais os investimentos que já estavam sendo feitos para tornar a empresa digital, pois a transformação digital é usar a tecnologia para produzir resultados. 
Acredito que digital é a forma de estar presente o tempo inteiro com o cliente. O coronavírus é um acelerador do futuro. E o maior desafio agora é de mindset. A tecnologia é exponencial. E o nosso DNA é de pensar linearmente e é por isso que a quantidade de conhecimento no mundo é muitíssimo acima do que aproveitamos, do que usamos. 
O mundo com a pandemia nos obriga a mudar e isso não é fácil, pois significa uma perda daquilo que a gente já fazia. Quando passar essa pandemia, no momento do novo normal, nós vamos sentir que os custos diminuirão muito e com isso teremos uma vida melhor. 
Na Pormade hoje, somos uma empresa com e-commerce, vários canais de vendas, mas a caminho de estar tudo integrado, com omnichannel”

Claudio Zini, diretor-presidente da Pormade Portas

Fundada em 1939, a Pormade Portas é uma das maiores fabricantes de portas do Brasil. Há 80 anos, a empresa atua para manter a mais alta qualidade de seus produtos. Está localizada em União da Vitória (PR). Claudio Zini, engenheiro civil formado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Paraná, está há pouco mais de 40 anos no comando da empresa. A companhia conta, atualmente, com mais de 700 colaboradores, 100% envolvidos em um processo de gestão inovador. Com grandes áreas de florestas plantadas e um parque industrial completo com 102 mil m² construídos, a Pormade controla toda a produção. A estrutura permite que a empresa tenha um dos melhores padrões de qualidade da América do Sul. Com um faturamento, em 2019, de R$ 180 milhões, a Pormade investe em pessoas e produtos como estratégia competitiva.

Confira mais depoimentos acessando:

Parte 2Depoimentos : : Parte 3Depoimentos

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