Presença on-line: 5 cursos gratuitos para impulsionar seu negócio

Comentários (0) Destaque Home, Marketing, Tecnologia

Da criação de uma loja on-line até a produção de vídeos, passando até por design para empreendedores, os temas são destaque no Collabplay, plataforma de cursos da HostGator

Quem se tornou empreendedor durante a pandemia – seja por um desejo pessoal, seja pela necessidade de encontrar uma nova fonte de renda – já começou sabendo que, de uma forma ou de outra, precisaria estar presente na internet. Com a onda de digitalização desencadeada pelo isolamento social, a presença online se tornou uma peça chave nas estratégias de negócios de todo tipo. “A internet é o recurso de busca de soluções. Pessoas e negócios estão todos criando um espaço digital para aparecer e vender produtos ou serviços”, diz Ricardo Melo, gerente de marketing da HostGator, multinacional de hospedagem de sites.

Para quem não tem experiência na área, pode parecer difícil dar os primeiros passos. Por isso, em março, a HostGator lançou o Collabplay, uma plataforma de cursos online – vários deles gratuitos – para quem quer empreender na internet. Em oito meses de existência, o Collabplay já registra mais de 165 mil alunos. Confira cinco cursos da plataforma para quem abriu um negócio durante a pandemia e quer saber o que fazer para iniciar sua presença online:

1. Passo a passo para montar uma loja online

Está trabalhando com e-commerce? No curso Introdução ao WooCommerce, Reinaldo Silotto – especialista em programação e desenvolvimento do canal TekZoom – ensina a dar os primeiros passos dentro do WooCommerce, plataforma de loja online do WordPress. O WooCommerce permite criar um e-commerce para poucos ou muitos produtos, além de atender vendas realizadas no mundo todo. Para certos tipos de negócios, esse alcance é fundamental. 

2. Como produzir vídeos para seu negócio

Ter um canal no YouTube ou publicar vídeos em outras redes sociais, como Instagram e Facebook, é uma estratégia importante para vender certos tipos de produtos e serviços. No curso Tudo Sobre Criação de Vídeo para seu Negócio, o especialista do canal Brainstorm Tutoriais dá um roteiro de como começar a produzir conteúdo nesse formato: o que é preciso planejar, como usar roteiros para organizar as ideias, o que fazer na hora da gravação, como editar o conteúdo gravado, além de como publicar seu trabalho em diferentes ambientes.

3. Design para não designers

Todo empreendedor que busca ter presença digital já precisou fazer uma arte para divulgar seu negócio nas redes sociais – e talvez não tivesse nem ideia de como começar. No curso “Canva: Design Fácil para Empreendedores”, Darlan Evandro, especialista em marketing digital, ensina a criar artes profissionais por conta própria utilizando o Canva, que é uma ferramenta gratuita.

4. Como fazer anúncios na internet

Se você quer atrair mais visitantes para seu site, uma boa opção é fazer anúncios na internet. No curso “Introdução ao Google Ads”, é possível aprender como colocar no ar uma campanha na plataforma de anúncios do Google, que permite exibir uma marca enquanto as pessoas realizam pesquisas sobre produtos e serviços. Para quem deseja uma visão completa do sistema, o curso “Gestão de Tráfego Profissional em Google Ads” (esse pago) também é uma opção.

5. Comece a aprender sobre programação

Se você já está ambientado com o ambiente online, é hora de começar a aprender sobre programação para adquirir independência na estruturação do seu negócio online. O curso Introdução à Lógica de Programação em Python, realizado pelos especialistas do Programação Dinâmica, apresenta os fundamentos da programação com uma linguagem versátil e popular (Python). Os participantes aprendem como os computadores funcionam e que tipo de operações são capazes de fazer, como opera uma linguagem de programação e como realizar um projeto prático, do início ao fim.  

Com informações de Mariana Segala, da Dialetto.
Foto de capa: cottonbro no Pexels

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Share This