Pandemia reforça necessidade de inovação no setor de alimentação

Comentários (0) Alimentação, Tecnologia

“Otimização de processos está na linha de frente” disse Renato Almeida, CEO do Consumer, durante Workshop de Inovação 
_

A inovação sempre foi aliada de muitos negócios, principalmente no setor de bares e restaurantes, cuja competitividade é cada vez mais acirrada. E se em tempos de bonança econômica, adotar ações inovadoras é essencial para as empresas, quando o mercado passa por alguma crise, medidas assim, são fundamentais para garantir a frente de desenvolvimento. 

Renato Almeida, CEO do Consumer (empresa especializada em soluções para o segmento Food Service), participou na última terça-feira (07) do Workshop de Inovação 2020, no qual falou justamente sobre a otimização de processos como inovação no setor de alimentação. O evento promovido pelo ALI (Agentes Locais de Inovação) de São Paulo em parceria com o Sebrae e o CNPq, ocorreu de forma online e totalmente gratuita. 

O CEO especificou durante o encontro virtual, a importância do delivery online e a utilização do cardápio QR Code para a retomada das atividades do setor gastronômico no Brasil.

“A pandemia mudou completamente este cenário. Se antes já era importante estar online e atender delivery, hoje é uma questão de sobrevivência. E além disso, com a retomada das atividades, ter um cardápio por QR Code, não só atrai a clientela por ser mais seguro, como também, atende os protocolos de segurança”

Renato Almeida, CEO do Consumer

Delivery X sobrevivência

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em abril, mostra que, alguns segmentos, mesmo afetados pelo avanço do coronavírus, como o comércio varejista e o ramo de alimentos e bebidas, conseguiram equilibrar o fluxo de caixa e até registrar crescimento no faturamento. O levantamento, que ouviu 6.080 empreendedores de todo o país, estima que 400 mil pequenos negócios tiveram aumento médio de 47% na receita.

Segundo o estudo, entre as micro e pequenas empresas que tiveram crescimento na receita durante a crise, cerca de 48% mudaram o modo de funcionamento, apostando mais em entregas online e serviços na internet. 

Sobre isso, Almeida falou no evento que não é difícil o empresário migrar o modelo de negócio para o online. E, inclusive, disponibiliza um site delivery com cadastro do cardápio de graça para todo o Brasil. “Trata-se do MenuDino. Tivemos essa iniciativa e está dando muito certo. Conseguimos um crescimento mútuo! Muitos negócios conseguiram se manter ativos dessa forma, e tanto outros até aumentaram a receita. E nós, consequentemente crescemos junto a eles”, comentou satisfeito.  

Atendimento físico conta com cardápio online

Apesar do termo ser novo para alguns, o cardápio online que funciona via QR code já existe há uns três anos no Consumer. A solução é conhecida assim mesmo: Cardápio QR Code! E além de simples e muito funcional, pode ser utilizada por grandes, médias e pequenas empresas. Basta o estabelecimento inserir o código em um totem e colocá-lo sob a mesa, assim quando o cliente chegar, basta ele fazer a leitura através do celular. Após um breve cadastro, ele tem acesso a todos os detalhes do menu. 

“Com a retomada das atividades, os estabelecimentos precisam seguir várias regras para ‘abrir as portas’, inclusive reforçar o quadro de higienização. O cardápio digital não é compartilhado entre os clientes e ainda diminui a necessidade de contato com o garçom. É uma tecnologia que agrega valor por atender essas especificações e ainda, por otimizar processos e reduzir custos”, comentou durante o evento.

Renato finalizou o encontro dizendo que todas essas frentes unidas, potencializam os resultados de uma empresa. E exaltando a questão da otimização, disse: “A otimização aumenta a qualidade dos serviços e produtos, melhora a situação financeira da empresa e eleva a taxa de fidelização dos clientes. Mas, para isso, é preciso estar atento e conhecer bem o seu negócio, investir em capital humano e destinar recursos à informatização e escolher os sistemas de gestão mais adequados”. 

SOBRE A EMPRESA
Criado em 2010, o Consumer é uma empresa de São José do Rio Preto (SP) especializada em soluções para o segmento Food Service. No portfólio, uma gama de ferramentas realizam de forma fácil e inovadora o gerenciamento de todo o sistema de gestão de empresas no ramo gastronômico. Em constante evolução, o Consumer busca sempre o que há de melhor para os seus clientes. Oferecendo uma solução completa, estável, simples de usar e com ótimo custo-benefício.

Com informações de Jessâmine Barbosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Share This