O melhor remédio está em você!

Comentários (0) Negócios

O melhor remédio está em você!

Divido a gestão de uma equipe com outra pessoa. Difícil vermos, mas aqui na empresa em que trabalho é assim. Eu faço uma parte e ele a outra. Na hora de liderar a equipe, combinamos de sempre conversar sobre os conflitos para nenhum passar por cima da ordem do outro. No entanto, nas demais coisas temos estilos muito diferentes. Eu quero acelerar e ele prefere ir mais devagar. Em alguns momentos vejo que não conseguimos trabalhar em dupla e até prejudicamos a empresa por conta disso. O que posso fazer para melhorar essa situação?

Rodrigo P. Mesquita – São Paulo/SP

Rodrigo, conversar sempre é a melhor opção. Esclarecer os fatos para que vocês possam achar um denominador comum, uma saída juntos. A pior coisa que pode acontecer é vocês deixarem essa situação ficar maior do que devia e por causa disso, como você comentou, acabar prejudicando a empresa e, principalmente, vocês, pois, afinal, são os responsáveis pelo departamento. Concorda?

Na grande maioria das vezes, não nos damos conta do que está acontecendo e então necessitamos de um alerta, para acordarmos. Acredito que esta seria a primeira ação.

Se por acaso vocês chegarem à conclusão de que não podem mais dividir tarefas, por terem estilos muito diferentes, eu diria para procurarem o líder de vocês, para poderem conduzir o caso de outra forma, sem prejudicar ninguém e principalmente a empresa.

Mas, se chegar a este ponto, aconselharia que já levassem a solução para o caso, algo que seja viável e que possa ser implantado. As lideranças gostam de pessoas resolutivas, e não que atrapalhem.

Ok? Boa sorte!

Fui promovido a líder do meu setor e tenho apenas 24 anos. Não pude recusar essa oportunidade, mas estou sofrendo uma certa retaliação de algumas pessoas da equipe, especialmente as mais velhas. Vejo que estão em complô para não obedecerem às minhas “ordens”, e isso pode demonstrar aos meus superiores que eu não esteja preparado para o cargo. Como posso driblar este problema?

Pedro W. Oliveira – São Paulo/SP

Que ótimo, Pedro, parabéns. Acredito que você não vai deixar escapar esta oportunidade e mostrar resultados. Estou certo?

Bem, uma das tarefas mais importantes de um líder é saber gerir pessoas, pois liderar é saber interagir com os diferentes comportamentos e saber administrar cada um deles.

Eu sempre falo que administrar processos é fácil, mas liderar pessoas é o grande diferencial.

Aconselho você a buscar informação, conhecimento, formação, para poder exercer este novo desafio que está enfrentando. Se não tiver a capacidade de entender de pessoas, jamais conseguirá ser um grande líder.

Empatia é uma das principais características de um líder, capacidade de entrar na pele do outro e entender o que está acontecendo. Aproxime-se das pessoas para entender o que está rolando, e então achar uma saída para o momento.

Pense: As pessoas são promovidas por suas capacidades técnicas, mas sucumbem por causa dos seus comportamentos. Mude esta realidade, meu amigo.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Share This