Negócios precisam avaliar segurança digital e apostar na multicanalidade

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Para especialista, com crescimento exponencial do universo digital, empresas devem prezar pela proteção e garantir sua presença atuando em diferentes canais

Ainda que o futuro seja, inegavelmente, digital, para o mentor e estrategista de negócios Roberto Vilela o ambiente físico se faz cada vez mais importante. “Diante da crise, o universo virtual foi crucial para manter a funcionalidade dos negócios, porém, com a retomada, há de se analisar que a dependência de um único canal não é viável para consistência das empresas, principalmente se a organização não está cercada de segurança suficiente para atuar no ambiente digital”, cita. 

A fala do especialista é reforçada no estudo realizado pela companhia de segurança da informação ESET, onde 30% dos executivos entrevistados afirmam acreditar que suas empresas ainda não estão bem preparadas para lidar com as ameaças digitais. Enquanto dados da Canalys Cyber Security Report apontam que mais de 30 bilhões de dados foram acessados ilegalmente em 2020.

Como solução para os riscos encontrados no universo digital, Vilela destaca a multicanalidade, estratégia que permite aos negócios atuar em diversos canais para o fortalecimento das atividades. “Mais do que uma facilidade para o consumidor, que pode buscar pelo serviço desejado pelo meio que melhor lhe convém, a atuação em diferentes frentes permite que os negócios estejam mais preparados para as intempéries que o mercado possa apresentar. Quanto maior a ramificação de canais de contato com o cliente, menor a probabilidade de fragilidade para as empresas, garantindo, assim, um alicerce sólido da atuação”, explica o especialista.

Vilela ainda reforça que, neste contexto, é essencial que as companhias busquem alinhar as frentes de atuação para garantir constância e regularidade tanto no relacionamento com o cliente quanto no ecossistema do mercado. “O digital é essencial, sendo o meio que mais se destaca na preferência do consumidor, mas, ainda assim, o empreendedor deve compreender o mercado com uma visão mais ampla. O presencial, as visitas físicas aos estabelecimentos, não vão deixar de existir e é por isso que o gestor precisa dedicar atenção a todos os canais, prestando um serviço de qualidade em cada um deles de maneira coesa”, diz.

Para o especialista, a estratégia é uma opção assertiva que permite englobar a qualidade do atendimento com a segurança no desenvolvimento e progresso dos negócios. “Para o consumidor o relacionamento com as empresas vem se tornando um parâmetro para a fidelização, então é fundamental que o relacionamento seja condizente com o que ele espera em todos os meios, e a tecnologia permite ferramentas incríveis para o negócio. O que se faz necessário, neste momento, é que os líderes compreendam e busquem formas de alinhar as tendências que surgem no mercado, com a segurança que o negócio necessita. Essa pode ser a fórmula do sucesso para muitas empresas”, conclui o especialista.

Daniel Zimmermann
Roberto Vilela, mentor e estrategista de negócios

Sobre o especialista
Roberto Vilela é mentor e estrategista de negócios, com atuação nas áreas comercial e de gestão. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte realizando palestras, treinamentos e apoiando na elaboração de táticas empresariais. É autor dos livros Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e Caçador de Negócios, com dicas para performances de excelência profissional. Produz ainda séries de podcasts sobre estes assuntos, disponíveis nas plataformas Spotify e Itunes. No Instagram, o profissional também traz dicas, insights, bate-papo com gestores e outros conteúdos relacionados a gestão, liderança e performance. E-books, artigos, áudios e vídeos disponíveis em www.orobertovilela.com.br.

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