Marketing multicanal é imprescindível para a empresa ser bem-sucedida na Internet

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Ao diversificar seus canais de marketing de conteúdo, a empresa oferece ao possível cliente diversas portas de entrada para que ele consiga mais a fundo os seus serviços e produtos, aumentando a chance de eles serem adquiridos

Na atualidade, uma empresa que deseja divulgar e vender seus produtos ou serviços não pode prescindir da internet, de ter a sua marca presente em um ambiente digital. A produtora de conteúdo, especialista em mídias sociais e fundadora da Like Marketing, Rejane Toigo, explica que vender é se comunicar com as pessoas, reter a atenção e conduzir a mente delas até o produto. “Onde estão as pessoas hoje em dia a não ser em seus smartphones, acessando alguma rede social. Hoje estar no mundo significa estar no ambiente digital. Desse modo, para vender também é preciso, cada vez mais, marcar presença digitalmente”, diz.

Rejane afirma não conseguir vislumbrar alguma empresa, no tempo presente, que possa ter um crescimento sustentável sem digitalizar alguma parte do seu processo comercial, seja na captação de clientes, seja no atendimento, seja diretamente na venda ou seja na entrega dos produtos. Segundo a especialista em mídias sociais, mesmo um negócio físico precisa estar presente na internet. “Um restaurante, por exemplo, precisa pelo menos usar os meios digitais para chamar os clientes até o seu estabelecimento”, diz. Citando Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing vivos, Rejane comenta que nos próximos anos existirão dois tipos de empresa: as que estão no digital e as que desaparecerão.

Entretanto, conforme a produtora de conteúdo, não basta apenas a empresa estar presente digitalmente para obter bons resultados. É preciso ter uma estratégia de marketing de conteúdo que é iminentemente multicanal, ou seja, que se utiliza de várias plataformas (site, blog, diferentes redes sociais) para atingir os objetivos comerciais do negócio. Rejane ressalta que a empresa pode até começar suas estratégias de marketing digital privilegiando uma rede social específica, como por exemplo o Instagram, mas o objetivo deve ser sempre interagir em vários canais concomitantemente. “Até existem correntes que defendem que é possível focar em apenas um canal de marketing, mas eu não acredito que isso seja eficiente”, diz.

Ao diversificar seus canais de marketing, a empresa oferece ao possível cliente diversas portas de entrada para que ele consiga deslizar por vários conteúdos, fazendo com que a marca se torne mais conhecida, e as chances de consumo do produto/serviço aumentem. Um profissional liberal, por exemplo um médico que só atende em consultório, em uma estratégia de conteúdo multicanal, será divulgado em anúncios ou estará presente em ferramentas de busca na internet. Sua presença será sentida também em site, blog, youtube, instagram, facebook, todos com vasto conteúdo para que a pessoa consiga dirimir dúvidas e possa se tornar um cliente, se assim quiser.

Não obstante, Rejane destaca que não existe fórmula pronta quando o assunto é marketing multicanal. Conforme a fundadora da Like Marketing, trata-se de uma estratégia customizada para cada tipo de negócio. “Nós sabemos cada vez mais que os canais digitais estão dialogando com diferentes perfis comportamentais que se encontram em distintos momentos da jornada de compra”, diz. Para uma estratégia multicanal ser mais efetiva, então, de acordo com a especialista em mídias sociais, é preciso que a empresa domine como funciona a jornada de compra do seu cliente em potencial, saiba quais canais ele mais utiliza e que favorecem que tenha contato com o conteúdo da empresa para que finalmente possa se converter em cliente.

Por fim, de acordo com Rejane, saber quem é o cliente da empresa é fundamental para a criação de um conteúdo certeiro, que, por sua vez, é ferramenta imprenscindível para uma implementar uma estratégia de marketing multicanal. “Saber quais são as dúvidas e os problemas que a pessoa enfrenta, como se sente, conseguir definir seu perfil comportamental e sua persona, tudo isso é necessário para que se consiga produzir conteúdo que conversem com o cliente em potencial e o conduzam até o produto”, diz.

Conforme Rejane, ao utilizar um conteúdo assertivo, a empresa ou profissional, quem quer seja, se posiciona como um especialista a respeito do assunto que esse cliente tende a buscar na internet e dessa forma aumenta a possibilidade para que seu serviço seja procurado ou seu produto adquirido.

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