Jogo gratuito de educação digital alerta crianças e adolescentes sobre os perigos da internet

Comentários (0) Educação e Treinamento, Tecnologia

Uma navegação saudável deve ser aprendida desde cedo já que novas gerações estão superexpostas na internet
_

A IBLISS Digital Security, uma das mais respeitadas empresas de segurança digital no Brasil, acaba de aprimorar um jogo gratuito de educação digital voltado para crianças e adolescentes, no qual ensina como usar a internet de maneira saudável, incluindo o que é certo ou não fazer, como, por exemplo, adicionar ou mandar fotos para desconhecidos, enviar informações sigilosas, entre outros. O jogo pode ser baixado de maneira gratuita clicando AQUI

A empresa contratou um cartunista para desenvolver o jogo de maneira lúdica e divertida para falar sobre um tema tão complexo. O principal objetivo é contribuir para uma nova geração de cidadãos capazes de utilizar os recursos tecnológicos disponíveis com muita responsabilidade.

De acordo com uma pesquisa realizada em 21 Estados brasileiros, as telas têm sido a saída para 8 em cada 10 lares. O levantamento foi realizado pela pesquisadora Daniela Teixeira, que é mestre em consumo pela Bournemouth University, na Inglaterra, e se dedica ao estudo do consumo infantil. A pesquisa foi realizada entre 25 e 30 de maio, através de um questionário, respondido por 1.657 pais e mães de crianças de até 12 anos. Os resultados mostram uma realidade que Daniela já previa. A maioria dos pais relatou aumento da exposição dos filhos às telas durante o período de distanciamento social. 

“Tivemos uma mudança brusca em nossa rotina. Estamos confinados em nossas casas, em regime HomeOffice e com nossos filhos tendo ainda mais acesso às ferramentas tecnológicas, seja por conta da digitalização da educação, seja para entretenimento. Todo esse cenário favorece à superexposição das crianças e adolescentes aos meios digitais – exatamente por essa razão devemos alertá-los sobre os perigos na rede ”, diz Eva Pereira, diretora de marketing da IBLISS.

O monitoramento na rede devem ser ainda mais rigorosos em tempos de pandemia. Nesse sentido, vale lembrarmos da famosa frase de Stan Lee no Filme Homem Aranha: “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”.  É preciso também buscar uma relação de confiança para que em qualquer situação de risco a criança ou o adolescente sinta-se seguro para contar o que viu ou fez no computador. 
_

Foto de capa: Julia M Cameron no Pexels

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Share This