Gestão estratégica de empresas: o que o Rei Arthur tem a ver com isso?

Comentários desativados em Gestão estratégica de empresas: o que o Rei Arthur tem a ver com isso? Inspiração, Livros

Lançamento da psicóloga e consultora organizacional Léia Wessling instrui representantes do mundo corporativo a formarem equipes gestoras eficientes a partir de metáfora do famoso líder britânico

Foi em uma gelada tarde de inverno escocês que a psicóloga e consultora organizacional Léia Wessling teve o insight para escrever a obra Mindset – Liderança Estratégica. Destinada a gerentes, líderes, executivos, empresários, investidores, empreendedores e gerentes de RH, o leitor encontra, em um metafórico pentagrama, respostas que o ajudará nas batalhas do mundo corporativo.

A metáfora apresentada pela escritora catarinense é sobre o formato das mesas executivas atuais, em sua maioria retangulares, em comparação à távola redonda em que o Rei Arthur se reunia com os seus cavaleiros. É a partir dessa análise que Léia propõe os seguintes debates: o que os líderes precisam compartilhar para que a tal távola redonda se materialize e crie um ambiente positivo de gestão? Quais são os elementos fundamentais do modelo mental de um time de liderança?

Tais questionamentos são abordados no livro com a experiência de 20 anos da escritora em projetos de consultoria e também por meio da pesquisa inédita de mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações sobre o mindset de equipes de gestão estratégica. Com a participação de cinco CEOs de diferentes empresas, Léia descreveu dez potenciais elementos mentais das equipes de gestão e, depois, com outros 24 executivos, testou os conceitos e desenvolveu o pentagrama de suas távolas redondas.  

A ilustração da capa do livro representa o pentagrama: uma mesa empresarial, a távola redonda, em que as cinco frações simbolizam a força vital que compõe toda a criação do mindset da Liderança Estratégica: tarefas individuais, confiança, intenção estratégica, decisão e conquista.

“Assim como aconteceu com Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda, meu desejo é que você e sua equipe construam a sua própria mesa e circularidade. E que, nela, muitas aventuras sejam compartilhadas. E que, com igual alegria, sintam-se orgulhosos de seus feitos e conquistas. E que também sintam-se bem com o que se tornaram. E esta é a maior das aventuras.” 

Mindset – Liderança Estratégica (pág. 131)
Léia Wessling nasceu em Joinville em 1978, cursou Psicologia e antes dos 20 anos já iniciou a carreira na área de gestão de pessoas e no desenvolvimento de executivos. Atua há mais de 20 anos como consultora em projetos de implantação do modelo de gestão por competências, avaliação e desenvolvimento da cultura organizacional, gestão e mapa sucessório, change management para M&A, alinhamento estratégico e implantação de sistemas de governança corporativa e familiar. Possui duas certificações internacionais em Change Management e Culture Assessment.

Sinopse: Mindset – Liderança Estratégica associa criatividade e curiosidade na realidade de empresários e executivos a partir da metáfora do Rei Arthur. Com uma escrita prática e sintetizada, Léia oferece ao pequeno, médio ou grande empresário um modelo de governança baseado em verdade, coragem e confiança.

Com informações de Carolina Tomaselli, LC Comunicação.

Área de comentários fechada.

Pin It on Pinterest

Share This