Especialista ensina como economizar na contratação do seguro veicular

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Adaptações podem gerar cerca de 44% de economia no preço total do seguro, dependendo do perfil do cliente
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A pandemia tem feito com que muitas pessoas revejam suas despesas e passem a controlar ainda mais seus gastos. Para não abrir mão de itens importantes, uma das saídas é adaptar serviços de acordo com as mudanças na rotina ou estilo de vida. “A possibilidade de escolher as coberturas e assistências que realmente precisa, seja na contratação do seguro ou ao longo da vigência, são fundamentais para que o cliente possa pagar o preço justo pelo momento que vive”, diz Arthur Carvalho, diretor de Operações na Youse, plataforma de venda de seguros online da Caixa Seguradora.

Para ajudar nessa tarefa de escolher as vantagens de um seguro flexível e customizado, o diretor, especialista sobre o assunto na Youse listou algumas dicas. Confira:

1) Reflita sobre a rotina de utilização do veículo

Alguns dos principais aspectos a considerar na contratação do seguro ou reavaliar ao longo da vigência da apólice são: a finalidade do veículo, se para passeio e deslocamento ao trabalho (uso particular) ou para uso comercial, motorista de aplicativo etc. Depois, a frequência de uso do carro. Com a quarentena, por exemplo, muitas pessoas deixaram de usar o seu veículo com a mesma frequência ou de usá-lo para ir ao trabalho. “Se o veículo praticamente não tem rodado, o cliente pode avaliar se a cobertura de colisão (perda total e parcial), e a de danos materiais são necessárias para o momento”, pondera. Uma adaptação nessas coberturas, poderia implicar em, em média, 44% de economia no preço total do seguro, segundo estimativas da Youse e conforme o perfil. 

Levando em consideração a rotina de uso do veículo, fica mais fácil o cliente analisar os serviços contemplados no seguro auto. “Se o cliente passa grande parte do dia no trânsito, existe uma maior probabilidade de colisão ou, dependendo da região, pode haver mais chances de o veículo ser roubado. Já se o cliente praticamente só sai aos fins de semana, mas o veículo passa grande parte da semana estacionado na rua, o risco de colisão reduz, mas a probabilidade de um furto aumenta”, exemplifica. Para essas situações, coberturas de Colisão, Danos Materiais, Roubo e Furto e as assistências guincho e panes mecânicas, oferecem atendimento para essas principais ocorrências e necessidades. 

2) Avalie as coberturas e assistências do Seguro Auto  

Coberturas e assistências são complementares, portanto, dependendo do que o cliente optar, estará aumentando ou diminuindo a sua capacidade de evitar arcar com custos ou responsabilidades inesperadas. Mas caso o cliente precise adequar os custos do seguro às suas condições econômicas, a recomendação é de “refletir sobre quais situações de risco e necessidades de serviço ele está, respectivamente, mais exposto e disposto a utilizar em caso de imprevistos”, explica Carvalho. Nesta revisão, também é importante avaliar os limites de valores contratados e a quantidade de utilizações, pois interferem no preço e na sua proteção”, sugere.

Também é importante entender, com clareza, o que cada cobertura oferece em termos de proteção e serviços. “Por exemplo, se o cliente roda com seu veículo apenas dentro da sua cidade, por que pagar por uma assistência de guincho com deslocamento ilimitado? Provavelmente uma cobertura de 100 km será mais do que suficiente, e seu custo com o seguro menor”, explica. De acordo com estimativas da Youse, uma adaptação como essa, na quilometragem de guincho, pode gerar uma diferença média de 9% ou de R$ 160 ao longo de um ano, no valor do seguro, dependendo do perfil do cliente. “Por outro lado, se o cliente viaja de carro com frequência, a recomendação é que o plano inclua assistência guincho com limites entre 300 e 500 km, com auxílio em caso de pane mecânica e retorno para sua residência”, indica Carvalho.

3) Considere suas prioridades

As coberturas de Roubo e Furto e Colisão são as mais consumidas e procuradas pois, combinadas, garantem ampla proteção aos clientes no caso de necessidade de reparação ou indenização integral. ”Já se o cliente prefere apenas ter cobertura para danos que causar a outros bens e se responsabilizar, por conta própria, pelo conserto do seu veículo, cabe uma cobertura apenas para Danos Materiais a terceiros, na qual sugiro um valor mínimo de R$ 50.000,00 de cobertura”, diz. Há ainda a de Danos Corporais, caso pessoas venham a se ferir no acidente.  

4) Opte por um seguro personalizável e com facilidade de pagamento

Desde o início do isolamento social, a Youse disponibilizou um pacote de seguro auto específico para a quarentena, composto por coberturas mais básicas como Roubo, Furto, Incêndio e Assistência guincho, uma vez que as pessoas estão saindo menos de casa. Mesmo ao optar pelo pacote quarentena, o cliente pode incluir mais opções de coberturas ou assistências, conforme as suas necessidades e valor que cabe no seu bolso. 

Na Youse, o cliente pode montar o seguro com as coberturas e assistências que ele quiser, pelo aplicativo ou site da marca, de maneira 100% digital. Na prática, ele visualiza o preço durante a cotação e pode incluir ou excluir os serviços que quiser, ciente do valor de cada escolha. Além disso, o pagamento pode ser mensal e não compromete o limite do cartão de crédito, o que pode facilitar o controle de gastos. 

“Esse ano nos mostrou o quanto nossas vidas e necessidades mudam a todo o momento, e como a possibilidade de se adaptar rapidamente é importante para evitar gastos desnecessários e prezar por qualidade de vida. Como cada caso é um caso, a Youse se adapta facilmente a particularidade de cada cliente e oferece autonomia para as escolhas individuais”

Arthur Carvalho, diretor de Operações na Youse

SOBRE A EMPRESA
A Youse é a plataforma de venda de seguros online da Caixa Seguradora que nasceu em 2016 como a pioneira entre as Insurtechs no Brasil. A marca carrega em seu DNA a inovação contínua para oferecer proteção e bem-estar a seus clientes com soluções tecnológicas e simples.  Além de oferecer seguros para carro, casa e vida de maneira 100% online, a Youse empodera seu cliente deixando que ele escolha como, quando e onde contratar seu seguro. Disponível por meio dos sistemas Google Android, Apple iOS e Apple Watch, a empresa também conta com um time de profissionais disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana.

Com informações de Gabriela Nascimento, Giusti Comunicação.
Foto de capa: Andre Moura no Pexels

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