Sem provas? Escolas adotam novas formas para avaliar o desempenho de seus alunos. Confira!

Comentários (0) Educação e Treinamento

Brasil, março de 2022

Sem aquela tensão na hora de responder as perguntas e sem o pavor do “branco”, algumas escolas brasileiras adotam novas formas de avaliar o desempenho de cada aluno. Na Recreio Christian School as provas bimestrais representam apenas 30% do sistema de avaliação. 15% da nota se refere à participação do aluno em sala de aula; 25%, ao dever de casa e 30% a pequenos projetos de responsabilidade social. Formato que gerou resultados em prêmios, medalhas de ouro e honra ao mérito

Um total de 40% dos estudantes brasileiros correm o risco de sair da escola por falta de motivação e acesso ao ensino remoto, segundo dados divulgados pela Fundação Lemann, Itaú Social e BID, em 2021. Na contramão dessa crise e seguindo a linha da escola do futuro, a escola carioca bilíngue Recreio Christian School acumulou em 2021 inúmeros prêmios em olimpíadas estudantis e garantiu a aprovação de muitos estudantes nas principais universidades do país, por conta de um método de ensino único baseado na motivação em aprender.

Os dados apontam que as escolas vão precisar repensar sua metodologia de ensino em 2022. Outro estudo, intitulado “Perda de Aprendizagem na Pandemia”, realizado pelo Insper e o Instituto Unibanco em 2021, apontou que a motivação dos estudantes é um fator fundamental para o desempenho, já que a ausência do engajamento deles reflete diretamente no aprendizado. 

A aposta da Recreio Christian School em uma educação do futuro para engajar os alunos tem gerado valor no processo de aprendizado. Os resultados desta aposta de sucesso estão na conquista de 14 medalhas, sendo 1 de prata, 1 de bronze e 1 de honra nas OBMEP: o 3º lugar na categoria desafio nacional acadêmico da DNA Olimpíada do Conhecimento, o 7º lugar nacional na Olimpíada Árvore de Literatura, o 1º lugar na Olimpíada Brasileira de Astronáutica e Astronomia, e a medalha de ouro na Olimpíada de Ciências Nacional. Também foi eleita Top 4 do Enem e vencedora do Prêmio Full Sail, promovido pela universidade americana.

Além dos excelentes resultados em premiações estudantis, a Recreio Christian School apresenta uma incrível taxa de aprovação nas melhores universidades brasileiras e excelentes notas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em 2021 alunos do colégio obtiveram colocações especiais na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e no curso de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o mais concorrido da instituição.

Ceo da Rede de ensino Recreio Christian School, Gabriel Frozzi, mostra que prova não prova nada

A participação espontânea dos alunos ocorre por conta de um ambiente descontraído, onde as disciplinas vão além do currículo tradicional e permitem uma variedade de atividades extracurriculares. “O modelo de ensino atual das escolas tradicionais foi desenvolvido em uma época em que somente os educadores tinham acesso à informação, mas esse cenário mudou drasticamente, principalmente nos últimos 15 anos, com os avanços tecnológicos. A escola do futuro é mais colaborativa, interativa, participativa, influenciada por mídias sociais e pela tecnologia”, diz o CEO e fundador da Recreio Christian School, Gabriel Frozi. 

A Recreio Christian School atende turmas do infantil ao 3º ano do Ensino Médio, preparando os alunos para as melhores universidades do Brasil e do exterior. Um diferencial da instituição é ser a única escola da América Latina com toda equipe especializada em alunos com TDAH. “É uma escola diferenciada que vem formando atores, atletas, porque é uma escola inteligente, onde os alunos produzem em todas as áreas de ensino com o mesmo equilíbrio”, diz Frozi.

Há 6 anos, quando Gabriel Frozi criou uma escola preparada para receber a todos e fazer de cada aluno um sonhador também, fez da metodologia um diferencial. O sistema de avaliação próprio da escola prioriza a participação em sala de aula, o comprometimento com os deveres de casa e a atuação em projetos sociais.

As provas bimestrais representam apenas 30% do sistema de avaliação. Alunos que não alcançam bom desempenho na nota da avaliação, mas cumprem com as demais obrigações, podem ser aprovados, desde que consigam a média 7. A escola não facilita a aprovação, já que os estudantes passam por um sistema de avaliação que se divide da seguinte forma: 15% da nota se refere à participação; 25%, ao dever de casa; 30%, a pequenos projetos; e 30%, à prova bimestral.

Sobre a Recreio Christian School:
Escola bilíngue cristã, conta com sistema de avaliação próprio, que prioriza a participação em sala de aula, o comprometimento com os deveres de casa e a atuação em projetos sociais, onde as provas bimestrais representam apenas 30% do sistema de avaliação da RCS. Atende turmas do infantil ao 3º ano do Ensino Médio. Prepara os alunos para as melhores universidades do Brasil e do exterior, além de ser a única escola da América Latina com toda equipe especializada em alunos com TDAH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Share This