Equilíbrio na saúde e nos negócios

Comentários (0) Case de Sucesso

Fundada em 2013, empresa é um sonho realizado pelo seu fundador, que via no mercado de alimentação uma carência de bebidas verdadeiramente funcionais

Segundo o Ministério da Saúde, alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos benéficos à saúde, além de possuir suas funções nutricionais básicas. Ou seja, caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde e ter um papel potencialmente favorável na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer, diabetes, entre outras. E em tempos de alimentação saudável, oferecer esse tipo de produto no mercado é muito mais que surfar na onda, é acertar que a maré está para peixe!

Após fazer um MBA nos Estados Unidos e voltar de lá transformado, o empresário Daniel Feferbaum fundou, há pouco mais de quatro anos, a WNutritional, ao perceber que este era um mercado carente no País e enxergar o seu potencial.Segundo ele, enquanto estava lá e ia fazer compras no supermercado, observava os produtos funcionais, ou seja, produtos que ofereciam mais nutrientes e eram mais saudáveis que os convencionais. Ao voltar para o Brasil, continuou a estudar esse mercado e ficou impressionado com o crescimento dele tanto no País como no resto do mundo. “Assim, resolvi iniciar a empresa em 2013, mas para isso contratei um experiente time de pesquisa e desenvolvimento para criar um produto que fosse realmente saudável e que fizesse diferença na qualidade de vida do consumidor. Dessa forma, em 2014 lancei a primeira linha de sucos funcionais”, mostra o CEO e fundador da WNutritional.

Funcional e equilibrado

Feferbaum explica que os produtos são desenvolvidos por médicos e nutricionistas, ou seja, todos esses profissionais têm uma base científica sólida para ajudar a marca a complementar a alimentação de forma gostosa, prática e saudável. É uma equipe experiente de P&D e é ela que determina quais são os benefícios que os produtos devem ter, quais ingredientes utilizar etc., sempre unindo a nutrição ao sabor. “Temos uma linha de sucos funcionais chamada Life Mix Bairro do Limoeiro, que foi desenvolvida para crianças por pediatras e que tem como foco o crescimento físico e o desenvolvimento mental das crianças. Dessa forma, esses produtos são sucos 100% sem adição de açúcar, sem conservantes e com os nutrientes que as crianças precisam para crescerem saudáveis”, afirma.

Além dessa linha, possuem também a linha Life Mix, que é uma bebida funcional à base de suco, também sem adição de açúcar e com os nutrientes que os adultos têm dificuldade de ingerir em seu dia a dia. Por último, eles têm uma linha de chás funcionais, Poder da Terra, fabricada em parceria com a revista Boa Forma, que são chás que unem a funcionalidade do chá com a das fibras. “Todos os nossos produtos são naturais e usamos os melhores ingredientes que podemos encontrar no mercado, ou seja, não utilizamos nenhum corante, aroma ou edulcorante artificial, como é a prática mais comum do mercado”, esclarece o CEO.

Pioneirismo

Para Daniel Feferbaum, o maior desafio da empresa é a criação de uma nova categoria no Brasil, que os levou a ser praticamente os pioneiros no segmento e, com isso, eles possuem a missão de também educar o consumidor sobre o que é uma bebida funcional e quais são suas vantagens em relação às convencionais. “Nossa grande dificuldade é como comunicar de forma clara e direta para o consumidor o que é uma bebida funcional, tanto é que no ano passado fizemos um grande reposicionamento de marca, quando lançamos uma embalagem completamente nova e alteramos nossa marca para Life Mix, com a qual o consumidor se identificava muito mais”, apostou.

Embora o empresário tenha despertado nos Estados Unidos com as ideias dos produtos funcionais, ele diz que não se espelhou em nenhuma empresa para a criação da WNutritional, pois, quando a criou, decidiu que levaria o seu conceito de funcional ao pé da letra, ou seja, que faria a fortificação dos produtos que realmente tivessem sentido científico e que os médicos e nutricionistas teriam que endossar. De acordo com ele, inclusive, os produtos mais próximos que encontravam no mercado eram as fórmulas infantis, as quais possuem os nutrientes que as crianças menores precisam para se desenvolverem, porém, após essa primeira fase da vida, as crianças e os adultos perdem o acesso a esses nutrientes. Por conta disso, seus produtos, por serem inovadores e diferentes, chamam atenção em mercados desenvolvidos, como os Estados Unidos.

Aos poucos, ele acredita que estão construindo a reputação da marca. Hoje são respeitados por quem já os conhecem, como médicos, nutricionistas e o público que já atendem, mas ainda falta crescerem mais para afirmarem que possuem o reconhecimento do mercado. “Para mim, o que demonstra já um certo reconhecimento são os feedbacks que temos em nosso SAC, mídias sociais e pesquisas que fazemos com o consumidor. Todos gostam muito da nossa proposta de empresa e produto e confiam muito em nosso trabalho”, comemora.

Expansão

Atualmente a empresa possui três grandes alavancas de crescimento e toda sexta-feira fazem uma reunião para entender como elas estão se comportando. “A nossa primeira alavanca é aumentar o giro nos PDVs em que já estamos cadastrados, e para isso fazemos ações promocionais e de merchandising para que o consumidor conheça mais nossos produtos”, informa Daniel Feferbaum.

A segunda alavanca, segundo ele, é aumentar a quantidade de PDVs em que estão presentes, e a terceira é o lançamento de novos produtos que contribuirão com o aumento de faturamento. Essas, basicamente, são as estratégias de crescimento da marca.

Em 2014 iniciaram com oito SKUs e hoje possuem 22 SKUs – Stock Keeping Unit ou Unidade de Controle de Estoque. No primeiro semestre de 2018 já lançaram mais três na APAS, que é uma das maiores feiras para supermercadistas do Brasil.

Os produtos são comercializados em supermercados como Pão de Açúcar, Extra, Carrefour, St. Marche, entre outros. Ele não revela o número de faturamento, mas informa que no segundo e terceiro ano de mercado já dobraram o faturamento e em 2018 devem quadruplicar em relação a 2017.

O CEO da WNutritional conta ainda que eles possuem um modelo de terceirização. E neste modelo, desde o início, acreditam que poderiam investir no coração da empresa, que engloba pesquisa e desenvolvimento, marketing e vendas. “Qualquer atividade que não estivesse diretamente ligada a isso deveria ser terceirizada com empresas especializadas em cada segmento. Então atualmente temos quatro fábricas homologadas para produzirem nossos produtos, e toda produção é supervisionada por um responsável técnico, que é funcionário nosso. Além disso, nosso estoque e logística também são terceirizados”, informa.

A empresa continua a desenvolver mais bebidas funcionais, mas com target para públicos que ainda não atingiram. Hoje estão muito concentrados no estado de São Paulo e com uma distribuição restrita no Rio de Janeiro. “Pretendemos nos próximos anos aumentar a distribuição de produtos em outros estados e principalmente nos Estados Unidos”, finaliza.


Reposicionamento


Crédito: Divulgação/ Enviada pela Encaso Comunicação

O suco funcional Luminus Life foi relançado pela empresa como Life Mix, representando a evolução do conceito de saudabilidade presente no DNA da WNutritional desde a fundação. Este reposicionamento de marca ocorreu após uma pesquisa de mercado, na qual identificou-se que o termo Life Mix – que era mencionado na embalagem destacando os nutrientes adicionados à bebida – era muito forte entre os consumidores e transmitia todos os atributos do produto sobre saúde e nutrição. Foram feitos apenas pequenos ajustes na fórmula original para deixar o produto ainda mais equilibrado. Outra novidade apresentada pela WNutritional ficou por conta das embalagens. Com design moderno e sofisticado, possuem cores vibrantes, logotipo e detalhes metalizados para valorizar as bebidas nos pontos de venda.


Saiba mais

No ano em que a WNutritional lançou sua primeira linha de produtos, eles ganharam o prêmio FI Awards como produto funcional mais inovador. Em 2017 conquistaram uma medalha no Global Tea Competition com o chá de hibisco como o terceiro melhor chá pronto para beber do mundo. Além disso, os produtos possuem certificação HACCP, Kosher, Non-GMO, ANAD (Associação Nacional de Assistência ao Diabético), USDA Organic e Orgânico do Brasil.


“Todos os nossos produtos são naturais e usamos os melhores ingredientes que podemos encontrar no mercado, ou seja, não utilizamos nenhum corante, aroma ou edulcorante artificial, como é a prática mais comum do mercado”

Daniel Feferbaum, CEO e fundador da WNutritional

“Nossa grande dificuldade é como comunicar de forma clara e direta para o consumidor o que é uma bebida funcional, tanto é que no ano passado fizemos um grande reposicionamento de marca, quando lançamos uma embalagem completamente nova e alteramos nossa marca para Life Mix, com a qual o consumidor se identificava muito mais”

Daniel Feferbaum, CEO e fundador da WNutritional


A WNutritional tem uma linha de chás funcionais, Poder da Terra, fabricada em parceria com a revista Boa Forma, que são chás que unem a funcionalidade do chá com a das fibras.

Crédito: Divulgação/ Enviada pela Encaso Comunicação

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