Empresas preferem “usar” do que comprar equipamentos.

Comentários (0) Administração, Destaque Home, Gestão

Levantamento revela que mais da metade das empresas consultadas já atua no modelo híbrido

Simpress, empresa especializada em terceirização de equipamentos de tecnologia, realizou um levantamento com cerca de 150 líderes de tecnologia de grandes empresas brasileiras durante o evento CIO Brasil, organizado pelo IT4CIO, e o resultado demonstra que a maioria já atua no modelo híbrido de contratação de infraestrutura de TI. Ou seja, parte de seus hardwares é própria e parte é gerenciada por empresas terceiras através do modelo de outsourcing com gestão completa já inclusa.

Essa é uma tendência sem volta, avalia a Simpress, que atua nesse mercado há 20 anos. Segundo a companhia, são vários os fatores que levam as empresas a priorizarem o outsourcing, locando a maior parte dos equipamentos de TI. Entre eles, a flexibilidade para aumentar o volume dos equipamentos de uma hora para outra, a economia gerada, a facilidade de manutenção e atendimento aos usuários, o foco da equipe de TI em atividades core, o gerenciamento mais efetivo do parque e até o descarte correto dos equipamentos, ao final do seu ciclo de vida. 

Cerca de 55% dos entrevistados afirmaram que suas empresas trabalham com modelo híbrido nos escritórios alugando e comprando equipamentos: 23% fazem outsourcing e 22% compram os equipamentos e soluções.

Em relação aos equipamentos, o outsourcing de impressão é utilizado por 26,4% da amostra, seguido pela locação de notebooks e desktops (25,4%) e pelo aluguel de smartphones e tablets (19,4%).

O gráfico a seguir mostra qual a prioridade das empresas em relação aos equipamentos no modelo do outsourcing:

A dificuldade em gerenciar o parque de equipamentos é o principal motivo que leva à adoção do modelo de outsourcing, que libera os gestores dessa tarefa, proporcionando mais eficiência e agilidade para os negócios.

Entre os principais desafios encontrados pelos gestores, o maior é ter a gestão do parque instalado dos equipamentos de TI (34%), seguido pela dificuldade em gerenciar mais de um fornecedor (15%) e pela falta de tempo do time de TI para gerenciar a infraestrutura (17%).

Atenta a esse movimento e com base em seu know how, a Simpress criou o conceito de Outsourcing das Coisas (OoT). “A tendência do ‘usar’ versus o ‘ter’ invadiu recentemente a vida pessoal e ganhou um novo impulso, também, na área corporativa”, explica Paulo Theophilo Moreira, diretor de Marketing da Simpress.

Segundo o executivo, o crescimento do modelo de outsourcing para smartphones e coletores de dados, foi impulsionado, principalmente, pelo varejo e pelas operações de e-commerce. “Muitos varejistas adotaram o WhatsApp como ferramenta de atendimento ao consumidor e de vendas, mas não dispunham de equipamentos suficientes para todos os vendedores e precisavam de uma gestão e monitoramento do parque mais eficiente. Já nas empresas de e-commerce, a automação para acompanhar o crescimento do setor foi essencial e os coletores de dados, por exemplo, tiveram papel fundamental para garantir o controle dentro dos centros de distribuição e a rastreabilidade das entregas”, explica Paulo Theophilo Moreira.
Atualmente, a Simpress gerencia mais de 400 mil equipamentos instalados pelo Brasil em 1.600 empresas de todos os setores da economia. Sua atuação é voltada para o público corporativo de grandes e médias empresas e conta com uma rede de revendedores para o mercado SMB (Small Business). Desenvolveu a plataforma SaaS para levar às empresas benefícios que atendam às necessidades com impressão, digitalização, otimização de processos, locação de desktops, notebooks, smartphones e tablets, além de soluções que levam inovação digital e segurança.



Sobre a Simpress
A Simpress, provedora de outsourcing de soluções e equipamentos de TI, conta com mais de 1900 funcionários em suas 12 filiais e 400 mil equipamentos, em mais de 1600 clientes ativos atendidos pelo país. Sua atuação é voltada para o público corporativo de grandes e médias empresas e conta com uma rede de revendedores para o mercado SMB (Small Business).
Os produtos que as empresas usam no dia a dia do trabalho, tais como notebook, desktop, impressoras, plotters, coletores de dados, multifuncionais, smartphones, tablets, scanners, impressoras térmicas são oferecidos pela Simpress no modelo de outsourcing, rentabilizando melhor o investimento em TI, com total apoio técnico. Seu line-up é completo e dinâmico, o que permite promover a convergência das tecnologias agregando valor ao negócio de quem os contrata.
Os equipamentos são suportados com inovação digital (soluções embarcadas e customizadas) e infraestrutura Simpress, que ajudam seus clientes em novas formas de fazer com que seus negócios sejam mais eficientes e competitivos, possibilitando a adoção de processos conectados e inteligentes.
Site: www.simpress.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Share This