De vendedores de produtos de limpeza na rua a donos de uma holding bilionária

Comentários (0) Case de Sucesso, Destaque Home, Livros

Publicação, que também traz ensinamentos e insights sobre gestão, será lançada neste mês, com prefácio de Flávio Augusto e participação de mais 14 mentores

Empreendedores natos, Edmar Castelo e os filhos Leandro e Leonardo criaram um império. Depois de fundarem a Ecoville, em 2007, hoje a maior rede varejista de produtos de limpeza do País, no ano passado eles abriram a 300 Franchising, uma holding que tem como objetivo acelerar a expansão de empresas franqueadoras. A empresa já reúne 27 marcas de diversos segmentos que juntas somam 2 mil unidades, geram 8 mil empregos e formam um negócio de R$ 1 bilhão.

A família Castelo, claro, celebrou muitas conquistas ao longo dos anos, mas também enfrentou muitas batalhas e desafios. Justamente para contar essa trajetória e oferecer dicas aos leitores que estão em busca de orientação para abrir o próprio negócio ou respostas para solucionar problemas de gestão, que Edmar e os filhos lançam o livro “Sonhe, Acredite e Faça”, produzido pela Economídiapublicado pela Editora Gente.

Edmar, Leandro e Leonardo Castelo.

Os empreendedores, que começaram vendendo produtos de limpeza porta a porta, falam sobre o desafio de começar o próprio negócio com pouco dinheiro e das decisões erradas tomadas no início da vida empresarial, dentre elas a compra de um terreno para a construção de um galpão, que mobilizou boa parte do capital inicial disponível. Também explicam como a falta do conhecimento técnico em vendas os levou a uma derrocada financeira. Sem dinheiro para quase nada, inúmeras vezes o trio precisou transportar os produtos com uma kombi sem marcha a ré e almoçar paçoca (que, além de barata, ajudava a dar energia para o dia a dia).

Com muito estudo e dedicação eles conseguiram implementar uma metodologia de vendas eficiente e que, de fato, pudesse atrair a clientela. Um dos métodos de vendas foi oferecer amostras grátis dos produtos de limpeza em copos descartáveis. “Descobrimos que a taxa de conversão nas vendas aumentava à medida que o consumidor tinha a urgência de experimentar os produtos”, relatam os autores. Se usassem embalagens elaboradas, as donas de casa muitas vezes deixavam a amostra de lado e não usavam. 

Aos poucos, com muito aprendizado técnico e dedicação, a Ecoville se fortaleceu. Além disso, quanto tiveram a chance de participar do programa Scale-up, iniciativa da Endeavor que tem como propósito acelerar modelos de negócios inovadores e escaláveis, os empreendedores passaram a ser cercar de mentorias oferecidas por executivos e donos de grandes empresas.

“Se não fossem as mentorias recebidas e a humildade para compreender os erros, certamente não alcançaríamos a maturidade necessária para continuar tocando com assertividade os nossos negócios”

Hoje, a marca Ecoville conta com mais de 320 franquias em 24 estados e mais 60 unidades em processo de implantação. Em 2019, mesmo ano da fundação da holding, Leandro e Leonardo receberam o título de Empreendedores Endeavor e ganharam o prêmio Empreendedor do Ano, concedido pela EY, considerado o Oscar do empreendedorismo mundial.

Além da história empreendedora, o leitor encontrará insights sobre gestão, a partir da própria experiência vivida pelos autores que, ao longo dos anos, se tornaram referência em expansão de franquias.  “Estudar o segmento em que pretende atuar é um dos passos mais importantes para quem vai empreender. Na época, nossa pesquisa foi bastante superficial, mas hoje recomendo um estudo aprofundado, independentemente do ramo de atuação. Identifique a classe social que quer alcançar, as características do seu cliente e a localização mais estratégica para a sua empresa”, diz um dos trechos do livro.

Ao final de cada capítulo há também depoimentos de mentores que dão dicas sobre como: tirar o sonho de empreender do papel; escolher o segmento de atuação; planejar as finanças empresariais, se preparar para o crescimento da empresa e engajar as equipes. Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Rony Meisler, CEO do Grupo Reserva, Paulo Vieira, coaching e presidente da Febracis e Dorival Oliveira, vice-presidente de franquias do McDonald’s, são alguns dos especialistas. 

Com informações de Ruhama Rocha, da Economidia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Share This