Curso gratuito de inovação para jovens de todo País

Comentários (0) Cursos

Com aulas e mentoria em ambiente digital, o programa JA Startup ganha escala e deve atender pelo menos 1 mil jovens pelo país; curso tem como objetivo auxiliar estudantes a transformarem ideias em negócios de impacto _

Abrir o horizonte e apresentar o empreendedorismo e a inovação como possibilidades a jovens de todo o país. Este é o intuito do JA Startup, curso gratuito, promovido pela JA Brasil, uma das maiores organizações mundiais focada em impulsionar o futuro dos jovens, em parceria com a escola de negócios StartSe. Depois de algumas turmas pilotos da versão online do programa, que desde abril atendeu a mais de 200 alunos da rede pública, o programa ganha escala e, nesta fase, deve alcançar pelo menos 1 mil jovens de todo o país.  

Desta vez, poderão participar jovens de 15 a 24 anos, da rede pública ou privada, de todos os estados brasileiros. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 19 de julho. Para apoiar a estes jovens, a organização recrutará ainda voluntários a mentores do programa, idealmente empresários e executivos com alguma familiaridade com o tema inovação. A candidatura se dará ao longo do mesmo período. As inscrições de alunos e mentores deverão ser efetivadas pelo link: jastartup.online

No decorrer do programa, os jovens serão apresentados a modernos conceitos de empreendedorismo, além de ferramentas e habilidades úteis na criação de modelos de negócios disruptivos. Os alunos terão a oportunidade de tirar uma ideia de negócio do papel, compreendendo qual o seu impacto dentro de suas comunidades. As aulas serão ministradas ao vivo por profissionais da linha de frente da StartSe: Junior Borneli, fundador, Pedro Englert, CEO e; Cristiano Kruel, head de inovação.

Com carga horário total de 15 horas, o programa será dividido em três aulas, já marcadas para os dias 22 e 29 de julho, e 6 de agosto, sempre das 17h às 18h30. Haverá ainda seções de mentorias direcionadas por profissionais, que deverão se alternar entre exclusivas ou coletivas, a depender das modalidades de inscrição. Além disso, as melhores startups desenvolvidas durante o programa irão concorrer a participação no Demoday online, onde os jovens apresentam seus projetos e concorrem a prêmios exclusivos do programa. 

Nesta edição, os jovens poderão optar por três diferentes tipos de participação. 1. Inscrição em grupo, para que possam trabalhar juntos em um projeto de startup; 2. Inscrição individual, mas aberta à possibilidade de integração de grupos organizados pela própria JA; ou, por último, 3. Inscrever-se para acompanhar o curso individualmente. A modalidade preferencial deverá ser escolhida no ato da inscrição. 

“Temos uma longa trajetória na capacitação de jovens para o mercado de trabalho e, por mais difícil que seja este momento, acreditamos que devemos sempre olhar para o futuro e enxergar novas possibilidades. Ao adaptar nossos programas para o ambiente virtual, como fizemos com JA Startup, buscamos alcançar cada vez mais estudantes. Testamos o modelo ao longo dos últimos meses e agora ganhamos escala”, comenta Bety Tichauer, diretora superintendente da Junior Achievement Brasil.

O JA Startup faz parte de uma iniciativa mais ampla da JA Brasil, que reúne uma série de cursos gratuitos e 100% online. Este ambiente digital pode ser acessado pelo link: https://jabrasilonline.org.br/  

Lá também podem ser encontrados os programas Futuro do Trabalho, que busca incentivar estudantes a refletir sobre suas habilidades socioemocionais e preferências ao escolher uma carreira, e o Conectado com o Amanhã, que visa mostrar ao jovem como se destacar no mercado de trabalho e conquistar a primeira vaga de emprego. Em breve, o programa Innovation Camp também deve ganhar uma versão online.   

SOBRE A JA BRASIL  
No Brasil há 37 anos, a JA impulsiona o futuro de diversos jovens. Com uma rede de 150 mil voluntários espalhados em 26 estados e no Distrito Federal, já impactou 5 milhões de estudantes de 2.500 escolas, dos ensinos fundamental e médio. Por ano, são atendidos, em média, 320 mil jovens. A organização estimula e desenvolve estudantes para o mercado de trabalho, sempre com o espírito de mão na massa.

Com informações de Jader Fernandes, Ovo Com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Share This