As profissões que ganharam relevância neste cenário de pandemia

Comentários (1) Recursos Humanos, Tendência

Com a chegada do coronavírus ao Brasil, muitas empresas e profissionais tiveram que se adaptar ao home office e se reinventar de acordo com os recursos tecnológicos disponíveis. Com as lojas presenciais fechadas, os e-commerces mais do que nunca tiveram o seu “boom” e muitas soluções digitais estão sendo demandadas.

Consequentemente, os profissionais que trabalham na área digital e tecnológica ganharam maior notoriedade, e algumas profissões se destacaram. Para entender quais são essas profissões e a perspectiva do mercado de trabalho atual, chamamos a Consultora de Imagem e Comportamento Profissional Rachel Jordan, para trazer sua opinião sobre o tema. 

“Acredito que profissões que não conseguirem se adaptar com a tecnologia vão ter dificuldade. Profissões que tinham costume de serem realizadas presencialmente vão ter que se adaptar com os vídeos conferências, por exemplo. Neste momento é importante o profissional buscar inovação”

Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento profissional

Rachel também alerta que atualmente, além da necessidade da habilidade técnica, o mercado de trabalho também exige inteligência emocional dos profissionais, como um grande diferencial competitivo. Autodisciplina e autogestão também ganham destaque, já que o home office ainda continuará por um tempo e a pessoa terá que produzir sem ter o chefe ao lado.

Para Rachel, as áreas de tecnologia e gestão de pessoas estão ranqueando no momento, e na área da moda o foco será na sustentabilidade, na valorização da produção local e do hand made, além de lojas especializadas em roupas usadas e brechós. Ademais, confira abaixo a lista das quatro profissões que estão em alta no momento:

1- Especialista em e-commerce

  • O e-commerce já é um tipo de negócio comum nos dias atuais. Contudo, com a pandemia, inúmeras lojas que só faziam vendas presenciais terão que migrar para o on-line. Será necessário se destacar cada vez mais para atrair consumidores. Então, a pessoa que se especializa em e-commerce terá muito espaço no mercado de trabalho. 

2- Gestor de inovação 

  • Cabe a esse profissional ser responsável por repensar as estratégias de uma empresa, tanto para seu core business quanto para outras áreas da organização. A intenção é aprimorar o modelo de negócio.

3- Creators 

  • Os creators são profissionais que vivem da produção de conteúdo para a internet, tendo pleno domínio das redes sociais. Sabendo disso, as marcas têm investido bastante nas parcerias com os chamados influenciadores digitais.

4- Coordenador Customer Service 

  • Esse profissional é responsável pela coordenação de pedidos de entrega de mercadorias, a fim de garantir a eficácia do ciclo de vendas. Além disso, presta suporte no pré-vendas.

Para finalizar, Rachel dá um último conselho para aqueles que buscam mudar de profissão neste momento: “É necessário especializar-se em áreas diferentes, educação continuada, novos cursos e desenvolver a criatividade para buscar insights. 

Especializada em imagem, comportamento e protocolos internacionais, Rachel Jordan é Instrutora, palestrante, e orienta pessoas e empresas em temas relacionados a imagem profissional, pessoal, comportamento, etiqueta social, etiqueta corporativa, dress code e protocolos internacionais, aplicando técnicas desenvolvidas através de suas experiências. Rachel também ministra cursos presencialmente e online sobre os temas citados acima, dentre eles, o curso de online de dress code profissional.

Com informações de Mariana Mathias, Gualdi Assessoria.
Foto de capa: luis gomes no Pexels

One Response to As profissões que ganharam relevância neste cenário de pandemia

  1. Sirle Vieira disse:

    Muito oportuno parabéns, gosto muito desses tipo de artigo simples e pratico.
    Parabéns
    Sirle Vieira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Share This